Semana do Motorista: 9 hábitos saudáveis essenciais para quem trabalha dirigindo

 

Dirigir é uma habilidade que exige atenção. No caso de quem trabalha com isso, ficar ao volante o dia todo pode ser desgastante. Por isso, alguns hábitos saudáveis são especialmente indicados para motoristas, já que descansam a mente ao mesmo tempo que a mantenham em alerta durante o trabalho.

Listamos nove atitudes do bem que você pode adotar no dia a dia e, assim, ficar mais disposto e manter a saúde em dia. Acompanhe!

  1. Faça alongamentos antes, durante e depois do expediente

Ser motorista implica em ficar durante horas na mesma posição, o que pode não ser muito saudável para a musculatura do corpo. Para evitar dores nas costas e desconfortos durante e depois do trabalho, é ideal fazer alongamentos em diferentes momentos do dia.

Antes de entrar no carro, alongue braços, pernas e costas. Durante o expediente, puxe a cabeça para os lados e gire-a para esquerda e direita. Coloque as palmas das mãos para a frente e puxe a ponta dos dedos. Gire os pulsos e alongue os dedos.

Após o expediente, faça o mesmo alongamento. Isso vai garantir que sua musculatura não fique travada e pode impedir lesões e desconfortos por ter ficado muito tempo sentado.

  1. Escolha alimentos do bem

A alimentação saudável é o combustível para o motorista trabalhar bem e com energia. Evite alimentos gordurosos como frituras e doces, já que provocam uma sensação falsa e rápida de saciedade, não são nutritivos e, portanto, não seguram a fome por muito tempo.

Dê preferência a carboidratos integrais, pois eles prolongam a digestão no organismo e mantém o corpo saciado por mais tempo, além de possuírem mais fibras, o que favorece o funcionamento do intestino.

Nos lanches, a melhor escolha é apostar em frutas e cereais. Uma boa dica é levá-las já picadas e deixar dentro de uma bolsa térmica, assim, elas se mantêm frescas e ainda salvam sua fome durante o trânsito.

  1. Tenha garrafas de água

Não deixe de se hidratar corretamente durante o seu expediente. Muitos motoristas passam o dia dirigindo, e se esquecem. Em média, o corpo humano precisa de 2 litros de água para que seu funcionamento seja ideal. É o líquido que transporta os nutrientes pelo corpo e mantém tudo funcionando direitinho. Por isso, lembre-se de beber água ao longo do dia!

  1. Descanse após o almoço

Ter um descanso após o almoço é fundamental para garantir energia na parte da tarde. Tirar um cochilo rápido pode ajudar você a renovar as energias e começar o segundo turno do trabalho com mais atenção e disposição.

Se não conseguir ir até sua casa para o almoço, estacione sempre em local permitido e seguro.

  1. Pratique atividade física

Exercitar o corpo também é importante para seu desempenho como motorista. Além de dar mais disposição para enfrentar o dia de trabalho, a atividade física ajuda a melhorar o condicionamento físico e previne o aparecimento de doenças, principalmente as ligadas ao aumento do peso, como problemas no coração.

  1. Proteja-se do sol

Existe a falsa ilusão de se estar protegido do sol dentro do caminhão ou carro. Porém, é preciso se proteger dos raios, sim, principalmente quando se está dirigindo. As mãos e os braços ficam expostos quase todo o tempo e, por isso, aplicar protetor solar diariamente é essencial.

No rosto, a aplicação do protetor também é indicada, já que somente o calor e a claridade são suficientes para queimar.

Outra dica importante relativa ao sol é o uso de óculos escuros durante o período do dia em que houver maior incidência dos raios.

  1. Não dirija com sono

Você fez tudo certo: tirou um cochilo depois do almoço e dormiu bem na noite anterior. Mas, mesmo assim, o sono durante a tarde bateu e você precisa trabalhar? Isso pode acontecer, mas é importante lembrar que dirigir com sono é muito perigoso.

Se o sono chegar no meio do dia, estacione em um local seguro e descanse. Tire um cochilo por alguns minutos e veja como estar descansado faz a diferença. Respeite seu corpo e perceba como você pode render muito mais.

  1. Planeje-se e fuja do estresse

É fato que o trânsito é uma das maiores causas de estresse no Brasil. Por isso, é muito importante que você saiba lidar com esse problema tendo, primeiramente, a consciência de que ele não é passageiro, vai sempre existir. Portanto, é melhor saber gerenciar seu tempo e se planejar. O estresse pode prejudicar seu dia a dia, as relações com seus colegas de trabalho e até mesmo com a sua família. Portanto, se manter calmo é parte do trabalho.

  1. Faça exames regularmente

Por fim, faça seus exames regularmente. Visite um médico e peça um checkup completo para saber como está sua saúde. Não é só o carro que precisa de manutenção, mas seu corpo também. Por isso, estar em dia com os exames médicos e descobrir problemas em seu estágio inicial pode ser um grande passo em direção a um tratamento mais fácil e rápido.

Os hábitos saudáveis para motoristas englobam atitudes que devem ser adotadas no dia a dia e que fazem toda a diferença na hora de dirigir com conforto e disposição. Comece se dedicando a uma atividade e a realize todos os dias, até que se torne comum, um hábito. Devagar, você consegue implantar tudo em sua rotina e, a longo prazo, vai perceber a diferença na qualidade do seu trabalho e na sua vida.

Seguindo estas dicas, você vai dar um up na qualidade do serviço prestado por você e também da sua vida.

 

Fonte: vidademotorista.com.br