31 de Maio Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco

Notícias

O Dia Mundial Contra o Fumo foi criado pela Organização Mundial da Saúde em 1987. No Brasil, quem organiza as atividades de conscientização sobre os perigos do tabaco é o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), um órgão ligado ao Ministério da Saúde.

A data é conhecida como “Dia Mundial sem Tabaco” ou “Dia Contra o Cigarro”, onde tem por objetivo alertar os fumantes sobre os perigos do tabagismo e para os benefícios de uma sociedade livre de cigarros. Visa encorajar a terem um dia inteiro de abstinência total do tabaco no mundo todo.

Essa é uma das iniciativas usadas para chamar atenção da sociedade para os  efeitos negativos que o fumo traz para a saúde de todos os seres vivos, em alguns países na Luta contra o fumo, é colocado rosas ou outras flores nos cinzeiros dos locais públicos.

De acordo com as estatísticas mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), morrem todos os anos aproximadamente 5,4 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabagismo.

Você sabia que o Narguilé faz mais mal do que o próprio cigarro? Mesmo que a água do narguilê acabe filtrando uma pequena parte da nicotina, ela ainda está presente na fumaça aspirada. O fumante também recebe várias outras substâncias que fazem mal, como agrotóxicos das plantas usadas para fazer o fumo, partículas da queima do carvão utilizado para aquecê-lo e componentes viciantes, com um sério agravante: com um narguilê, a pessoa fuma de 20 a 60 minutos – bem mais do que uma sessão média com um cigarro comum. Nesse período, ela engole cerca de 50 litros de fumaça, o que equivale a cerca de 100 cigarros.

Além do câncer de pulmão e garganta (os mais comuns), o tabaco ainda pode causar outras consequências desagradáveis, como a queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amarelados, dificuldades respiratórias, redução da expectativa de vida, entre outros efeitos danosos.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/saude


WhatsApp
Enviar via WhatsApp