27 de Maio Dia Nacional da Mata Atlântica

Você sabia que Santa Catarina é o Estado que preserva a maior área proporcional de Mata Atlântica em relação ao território compreendido originalmente pelo bioma no país?

O Estado também figura entre os três que mais regeneraram a Mata Atlântica entre 1985 e 2015. Os dados são do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O estudo analisa principalmente a regeneração sobre formações florestais que se apresentam em estágio inicial de vegetação nativa, ou áreas usadas anteriormente para pastagem e que hoje estão em estágio avançado de regeneração.

Esse processo se deve tanto a causas naturais, quanto induzidas por meio do plantio de mudas de árvores nativas. Nos últimos 30 anos, houve uma redução de 83% do desmatamento do bioma.

De acordo com Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, sete dos 17 estados da Mata Atlântica já apresentam nível de desmatamento zero:

“Agora, o desafio é recuperar e restaurar as florestas nativas que perdemos. Embora o levantamento atual não assinale as causas da regeneração, ou seja, se ocorreu de forma natural ou decorre de iniciativas de restauração florestal, é um bom indicativo de que estamos no caminho certo” – observa Marcia.

Ao longo da história, a ONG foi responsável pelo plantio de 36 milhões de mudas de árvores nativas espalhadas pelo país, especialmente nas áreas de preservação permanente, no entorno de nascentes e margem de rios produtores de água.

Dicas de lugares em Santa Catarina para você conhecer de perto a mata atlântica e se deslumbrar com o visual:

Lagoinha do Leste é a “menina dos olhos” dos nativos de Florianópolis. Imagine um só lugar reunir lagoa, dunas, mar e mata atlântica totalmente preservada? Realmente é o paraíso! Mas existe um preço para quem está disposto a conhecer: a praia é totalmente deserta, e é só acessível por trilhas!

 

Outra dica é caminho mais famoso entre o litoral e a serra catarinense, a Serra do Rio do Rastro dispensa apresentações, afinal já foi considerada “a estrada mais espetacular do mundo” por uma revista espanhola. São cerca de 250 curvas em meio a floresta totalmente preservada, cachoeiras e animais silvestres.

Aproveite para conhecer estes e outros destinos incríveis de Santa Catarina.